lançamento do projeto "Te conto no museu" em parceria com Museu Amazonico
lançamento do projeto "Te conto no museu" em parceria com Museu Amazonico

compartilhe o post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Segundo as Nações Unidas, “voluntário é o jovem, adulto ou idoso que, devido a seu interesse pessoal e seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração, a diversas formas de atividades de bem estar social ou outros campos”.

Essa experiência eu conheço muito bem, é uma prática da qual não consigo me distanciar. Acredito que o voluntariado beneficia mais quem doa do que quem recebe a ação. Acredito ainda, que sou tão abençoada que preciso de alguma forma contribuir com a sociedade. 

Há quem ouse dizer que voluntário não recebe nada, é claro que recebe! Tenho uma lista de ganhos, em especial, amigos que fiz para vida. 

Para ser sincera, não lembro em que momento o voluntariado se formalizou em minha vida, mas lembro que já fui professora em projetos de Educação de Jovens e Adultos, em  biblioteca comunitária, em ações com professores para levar alunos para passeios culturais, em espalhar poemas ou livros pela cidade, fazer palestra e mediar leitura, então, nem se fala! 

1ª Edição do Barco Biblioteca
Edição do Barco Biblioteca no Município de Manacapuru

Também já fui voluntária “formalmente” no Instituto Ler Para Crescer, um tempo nos pontos de leitura e em edições do querido e amado Barco Biblioteca. 

Hoje, algumas das minhas ações voluntárias são: projeto pessoal que leva  Rodas de Biblioterapia aos alunos do ensino médio de escolas públicas de Manaus – Pode conferir um artigo que escrevi sobre esse trabalho, no livro Tear educaional – link para download: –  e no projeto Te conto no Museu, uma parceria com o Museu Amazônico da Universidade Federal do Amazonas.

O Te conto no museu surge em uma perspectiva de levar a arte literária para ser compartilhada com o público que frequenta o museu ou é convidado a participar da atividade. Lançamos em novembro de 2019, com uma roda de biblioterapia com os alunos da rede pública, devido a Pandemia do Covid-19, no ano de 2020  estamos no ambiente virtual, onde já realizamos 2 edições e você pode conferir as histórias compartilhadas no nosso canal do YouTube.

Já deu para perceber que o trabalho voluntário faz parte da minha vida, neh?! E da mesma forma pretendo consolidá-lo como um dos pilares da Kuau Experiências Formativas.

E você, já doou um pouco do seu tempo e habilidades por alguma causa? Como se sentiu?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais para explorar

Projeto

Kuau

A Kuau Experiências Formativas é um empreendimento voltado para cursos, treinamentos, palestras e eventos na área literária. Acreditamos que a leitura traz vários benefícios, tanto

Obras com potencial terapêutico
Biblioterapia

A literatura que cuida – Biblioterapia

Algum livro ou mesmo um pequeno texto já falou profundamente com você? Você já ouviu uma história e pensou “era tudo que eu precisava ouvir!”?