A literatura que cuida – Biblioterapia

Obras com potencial terapêutico
Obras com potencial terapêutico

compartilhe o post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Algum livro ou mesmo um pequeno texto já falou profundamente com você?

Você já ouviu uma história e pensou “era tudo que eu precisava ouvir!”?

Já leu algum livro que te fez tomar alguma decisão na vida ou simplesmente aliviar algum sentimento inexplicável?

Leu algum textos que mexeu com você de tal forma que após a leitura você não foi mais o mesmo?

Se sim, que maravilha, você já teve contato com a biblioterapia, e nesse momento os textos cuidam da gente.

Mesmo sendo uma atividade milenar, é muito comum ao falarmos esse termo – biblioterapia – as pessoas nunca terem escutado ou perguntarem, mas o que é isso mesmo?

Mas então, o que é ?

BIBLIOTERAPIA, em seu sentido literal, significa terapia por meio dos livros, surge da junção de 2 palavras de origem grega: BIBLIO + THERAPY.

É certo, que esperamos um conceito redondinho e pronto, mas felizmente a Biblioterapia é muito mais do que nossas palavras conseguem definir.

Ela pode ser:

“[…] tanto um processo de desenvolvimento pessoal como um processo clínico de cura, que utiliza literatura selecionada, filmes, e participantes que desenvolvem um processo de escrita criativa com discussões guiadas por um facilitador treinado com o propósito de promover a integração de sentimentos e pensamentos a fim de promover auto-afirmação, auto conhecimento ou reabilitação.” (Stephanie Marcinko)

Ou ainda:

“Leitura dirigida e discussão em grupo, que favorece a interação entre as pessoas, levando-as a expressarem seus sentimentos: os receios, as angústias e os anseios.” (Clarice Caldin)

Além das definições apresentadas, existem muitas outras, costumo sentir que a biblioterapia é um momento de cuidado com nós mesmos, e também com os outros – quando a prática é realizada em grupo-. Um momento que nos permite desconectar “do mundo” e aí, a magia das narrativas acontece.

Quem pode trabalhar com a biblioterapia?

São várias as pessoas, que hoje, já inserem a biblioterapia no seu fazer profissional: bibliotecários, psicólogos, psiquiatras, psicanalistas, professores, contadores de histórias, entre outros.

É um campo multi e interdisciplinar. Requer um debruçar sobre a temática e pede, especialmente, que você tenha obras que lhe tocaram, essas poderão também tocar o outro.

O livro Vivências em Biblioterapia: práticas do cuidado através da literatura, da psicologa e biblioterapêuta Cristiana Seixas, auxilia quem quer iniciar sua caminhada na biblioterapia. https://www.amazon.com.br/gp/product/B07Y5P2321?ie=UTF8

Deixo para você um trecho da poesia “Se eu fosse eu” de Clarice Lispector, é um exemplo de texto que fala comigo, eu simplesmente, leio e releio quando sinto necessidade.

“[…] Experimente: se você fosse você, como seria e o que faria? Logo de início se sente um constrangimento: a mentira em que nos acomodamos acabou de ser movida do lugar onde se acomodara. No entanto já li biografias de pessoas que de repente passavam a ser elas mesmas e mudavam inteiramente de vida. Acho que se eu fosse realmente eu, os amigos não me cumprimentariam na rua, porque até minha fisionomia teria mudado. Como? Não sei. Metade das coisas que eu faria se eu fosse eu, não posso contar. Acho por exemplo, que por um certo motivo eu terminaria presa na cadeia. E se eu fosse eu daria tudo que é meu e confiaria o futuro ao futuro. “Se eu fosse eu” parece representar o nosso maior perigo de viver, parece a entrada nova no desconhecido.”

Débora Wainstock | Se Eu Fosse Eu | Clarice Lispector (Toda Poesia)

Se você tem interesse em conhecer melhor a temática ou experimentar esse potencial terapêutico acompanhe nossa agenda de cursos e círculos de biblioterapia. – https://www.instagram.com/kuau_experiencias.

Aproveito para disponibilizar o ebook “Tear Educaional“, que no capitulo 10, faço um relato do trabalho da biblioterapia em uma turma de ensino medio.

Um abraço e que muitas obras cuidem de você!

2 respostas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais para explorar

Projeto

Kuau

A Kuau Experiências Formativas é um empreendimento voltado para cursos, treinamentos, palestras e eventos na área literária. Acreditamos que a leitura traz vários benefícios, tanto

Obras com potencial terapêutico
Biblioterapia

A literatura que cuida – Biblioterapia

Algum livro ou mesmo um pequeno texto já falou profundamente com você? Você já ouviu uma história e pensou “era tudo que eu precisava ouvir!”?